A origem do Dia das Mães

Oi lindonas!
Ontem foi um dia muito especial, onde todas nós ficamos pertinho de nossas mãe e filhotas né?! Ganhamos presentes, almoçamos juntos, ouvimos aquela musiquinha especial.



Mas você sabe como surgiu esse dia tão especial?

uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”.  Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.
Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional,  foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.
Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e o foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas como objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estavam se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.

Viu que legal?!
Mas não comemore o Dia das Mãe só um dia, abrace e beije sua mãe todos os dias aproveitando cada momento, afinal infelizmente ela não é eterna.

1 comentários:

  1. Eu não conhecia historia, gostei nossas mães merecem né?1
    Então, sou sua seguidora aqui no blog e gostaria de além de contar com vc no meu Blog, ter vc no meu canal também, se vc tiver canal eu retribuo com muito carinho...
    http://jessicarayanedicas.blogspot.com.br
    https://www.youtube.com/user/jessica92rayane
    Te aguardo tá, Beijos!!!

    ResponderExcluir

Leia Também

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...